Áreas temáticas em que se inserem os projetos desenvolvidos pela rede IMPEL
A área temática Indústria e Ar (Industry and Air) tem como foco principal a implementação e aplicação prática da legislação relacionada com a indústria. Nesta área, a principal legislação é a Diretiva de Emissões Industriais (DEI), que substituiu a Diretiva IPPC (Prevenção e Controlo Integrados da Poluição) e sete diretivas setoriais em 7 de janeiro de 2013. É ainda especialmente relevante a Diretiva Qualidade do Ar devido à sua estreita conexão com as emissões atmosféricas. Outra legislação relevante diz respeito à Diretiva Seveso relativa à prevenção e controlo de acidentes industriais graves.
Áreas Chave
-
Emissões industriais
-
Critérios de análise de risco
-
Acidentes industriais
Legislação europeia relevante
Projetos
A área temática Resíduos e Movimentos Transfronteiriços de Resíduos (Waste and Transfrontier Shipment of Waste) incide na implementação e aplicação prática das regras internacionais e europeias de transporte e gestão de resíduos. Tendo como objetivo a promoção do intercâmbio de conhecimentos, das melhores práticas e de experiências com a aplicação dos regulamentos e diretrizes, e de forma a estimular um regime de aplicação da legislação uniforme, são desenvolvidas atividades de partilha de informação e capacitação, entre entidades nacionais e internacionais, que representam as autoridades ambientais, mas também serviços alfandegários e policiais e outras autoridades competentes na aplicação da legislação dos movimentos transfronteiriços e na gestão de resíduos.
Áreas Chave
-
Movimento transfronteiriço de resíduos
-
Gestão de Resíduos
-
Economia circular
Legislação relevante
Projetos
-
Plastic Waste Shipments (previous Chinese Import Ban on Plastic Waste) | Impel
-
Waste management and Circular Economy (previous Landfill Inspections Project series) | Impel
Outros projetos
SWEAP
O projeto SWEAP – Shipment of Waste Enforcement Actions Project cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Fundo Life (LIFE17 GIE/BE/000480), encontra-se a decorrer entre 2018 e 2023, na área do movimento transfronteiriço de resíduos, sendo a participação nacional assegurada pela IGAMAOT, em articulação com a AT, APA, o SEPNA/GNR e as BRiPA /PSP.
O objetivo geral do projeto é apoiar a economia circular, interrompendo o comércio ilegal de resíduos, através de:
-
aumento do nível de conhecimento dos inspetores, polícias, agentes das alfandegas e das autoridades ambientais;
-
intensificação da colaboração nacional e internacional;
-
desenvolvimento de ferramentas e técnicas inovadoras;
-
consolidação de dados de inspeção em toda a União Europeia.
Todas as informações sobre este projeto poderão ser consultadas em aqui.
WASTEFORCE
A IGAMAOT, em consórcio liderado pela IMPEL, viu aprovado um projeto financiado pela Comissão Europeia financiado pelo fundo European Union’s Internal Security — Police (ISFP/2017/AG/ENV/821345), designado de WasteForce: Waste Enforcement Forensics and Capacity Building, sendo os beneficiários diretos do projeto são as autoridades envolvidas no combate aos ilícitos relacionados com resíduos, incluindo nos licenciamentos e autorizações, fiscalizações, inspeções, autoridades aduaneiras e portuárias, autoridades policiais e procuradores, tanto na Europa como na região Ásia-Pacífico.
O projeto arrancou em dezembro de 2018, terá a duração de dois anos, e tem como objetivo dinamizar as atividades e as capacidades das autoridades envolvidas no combate ao comércio e à gestão ilegal de resíduos, através de:
-
Desenvolvimento de ferramentas de partilha de informação, orientações e metodologias, incluindo um sistema de partilha de informação/alertas;
-
Desenvolvimento de atividades de formação e capacitação técnica;
-
Apoio à criação de redes operacionais entre os profissionais na Europa e os seus pares na região da Ásia-Pacífico, uma das principais regiões de destino dos movimentos ilegais de resíduos.
No âmbito do Wasteforce, Portugal/IGAMAOT organizou a primeira ação de formação, subordinada ao tema “Combate ao comércio e à gestão ilegal de resíduos”, nos dias 27 a 29 de novembro de 2019, em Lisboa, em estreita colaboração com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e a Procuradoria Geral da República (PGR), conforme relatório deste evento.
A IGAMAOT assegurou ainda um Webinar, realizado a 2 de abril de 2020, com o titulo “Investigation and reporting waste crime: legislative framework and practical cases”.
Todas as informações sobre este projeto poderão ser consultadas aqui.
Ferramentas
A área temática Água e Solo (Water and Land) centra o seu trabalho na gestão da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, do território e dos solos. A atuação de várias entidades administrativas e a necessidade de alinhar a sua atuação com a estratégia definida pelas diretivas-quadro, tais como a Diretiva-Quadro da Água, a Diretiva Nitratos e a Diretiva de Estratégia Marinha, e ainda com a Diretiva Emissões Industriais, são relatados como os principais desafios na implementação. A agricultura (intensiva) tem sido considerada com um enfoque especial, devido ao impacto potencial dessa atividade nos recursos hídricos e no solo.
Áreas Chave
-
Licenciamento, monitorização e inspeção em matéria de água e solo
-
Gestão de água
-
Gestão do solo
-
Agricultura
Legislação europeia relevante
Projetos
A área temática Proteção da Natureza (Nature Protection) trabalha na conservação da natureza, uma das prioridades da União Europeia face à perda de biodiversidade. A implementação da legislação europeia nesta matéria revela-se essencial para atingir os objetivos da União Europeia, sendo necessário fortalecer o licenciamento, a fiscalização/inspeção e a monitorização, unindo forças com outras redes europeias que visam a conservação da natureza.
Áreas Chave
- Combate à caça ilegal
- Implementação dos requisitos das Diretivas Habitats e Aves na Rede Natura 2000
- Implementação do Regulamento da UE sobre madeira e produtos da madeira
- Revisões pelos pares e acompanhamento / assistência na implementação de recomendações
Legislação relevante
-
Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora
-
Prevention and management of the introduction and spread of invasive alien species
Projetos
O objetivo da área temática Assuntos Transversais (Cross Cutting Issues) foca-se no apoio das autoridades ambientais na regulação e regulamentação, no desenvolvimento de sistemas, de processos, de procedimentos e novas formas e metodologias de trabalho.
Áreas Chave
-
Garantia de conformidade
-
Revisão pelos pares e capacitação
-
Licenciamento, fiscalização e inspeção
-
Aplicação da legislação (Enforcement)
-
Dados: análise, reporte e indicadores
-
Sistemas de Gestão Ambiental
-
Novas tecnologias e inovação
-
Melhor regulação e regulamentação
Legislação relevante
Projetos
Última atualização: 2024-02-02